Símbolos de Belém do São Francisco-PE

Conforme definição na Lei Orgânica Municipal, em seu Art. 2º, Parágrafo Único: São símbolos do Município, a Bandeira e o Hino, representativo de sua cultura e história, e o brasão que deverá ser instituído por Lei Complementar.

Bandeira

Autores: Zilda Lustosa Roriz e Ana Lustosa Coelho

A Bandeira foi adotada pelo Município através da Lei nº 10/1971 e faz representar, através das cores e elementos:

Branco: Representa o espírito pacifista dos antepassados.
Azul: Representa o Rio São Francisco
Amarelo: Simboliza o Sol ardente do Sertão
Verde: Reflete o mandacaru, simbolizando o bioma da caatinga.

Brasão

Autor: Marlindo Pires Leite
Desenho: Robério Soares Lima

O Brasão foi adotado pelo Município através da Lei nº 16/1992 e faz representar, através dos seguintes elementos:

Armas - o primeiro escudo (interno) retangular com bico é constituído por um campo, representando a nossa bandeira ponto; o segundo escudo está dividido em quatro partes: o primeiro e o quarto em azul; o primeiro com uma coroa de ouro, representando a presença portuguesa (D. Diniz - 6º Rei de Portugal, donde descendem os fundadores); o quarto com duas estrelas de ouro com cinco pontas, representando a cultura (Literatura e artes plásticas); o segundo, com uma cruz em branco, representando catolicismo; o terceiro com o leão de ouro, representando a força, a grandeza, a coragem e magnanimidade do nosso povo.
O escudo é ladeado por oito Ramos, representando a nossa caatinga.
Timbre: uma águia estendida de ouro, representando a potência, a vitória e a prosperidade.
Em listel azul com letras em ouro, a legenda" Belém do São Francisco" no centro e, ainda, as expressões "05 de novembro de 1793" data da fundação da Fazenda Canabrava.

Fonte:

LEITE, Marlindo Pires; RORIZ, Maria Estelita Lustosa; COELHO, Maria Auxiliadora Lustosa. Belém: uma cidade no Vale do São Francisco. Recife: CEPE, 1993.